TRAGÉDIA

74 pessoas morrem em queda de avião militar com prisioneiros ucranianos na Rússia

Deputado russo afirmou que mísseis derrubaram aeronave, mas Kremlin ainda não confirmou a versão


Um avião militar russo modelo Ilyushin Il-76 com 74 pessoas, entre eles 65 prisioneiros ucranianos e três guardas, caiu nesta quarta-feira (24) em Belgorod, cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia. De acordo com o Ministério da Defesa russo, os prisioneiros ucranianos estavam sendo levados para serem trocados por prisioneiros russos.

Foto: Reprodução/Internet

O deputado russo Andrei Kartapolov disse durante uma sessão parlamentar que o avião foi abatido por três mísseis. Um vídeo postado no Telegram pelo Baza, canal ligado aos serviços de segurança russos, mostra uma grande aeronave caindo perto da vila de Yablonovo e explodindo. Na sequência, uma enorme coluna de fumaça preta e espessa se formou no local do acidente.

Continua depois da Publicidade

O ministério de defesa russo acusou a Ucrânia de ter derrubado a aeronave, que explodiu ao cair, matando todos os passageiros, e chamou a queda de um “ato de barbárie e terrorismo”A agência de notícias RIA, citando a pasta da Defesa, disse que radares da Rússia detectaram o lançamento de dois mísseis ucranianos.

O governo da Rússia continua investigando as causas desse incidente que representa uma escalada importante num conflito que já dura dois anos entre os dois países. Se a narrativa russa estiver correta, provavelmente a situação vai se agravar ainda mais, mas ainda há uma série de dúvidas acerca do ocorrido. Por ora, a Ucrânia ainda não se prontificou sobre o episódio.