ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Região Norte




Covid-19

Amazonas tem pelo menos 7 cidades com menos de 30% da população vacinada

A FVS estima que somente 55% de cidades do Amazonas estão com a cobertura vacinal contra a doença completa.

Por Jonas Wesley, 20/01/2022 13:42

Cerca de sete municípios do interior do Amazonas estão com a cobertura vacinal contra a covid-19 abaixo dos 30%. Os dados são do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que monitora a aplicação dos imunizantes no estado.

O Amazonas tem uma população total estimada em 4.207.714 habitantes. Desses, segundo a FVS, 55,6% estão com a cobertura vacinal contra a doença completa.

O estado vive uma nova explosão de casos de Covid-19. Somente nas últimas 24h, foram mais de 5 mil. As internações também aumentaram. No entanto, diferente do mesmo período do ano passado, o número de óbitos é baixo e a maioria dos diagnosticados com a doença e que tomaram a vacina apresentam quadros leves de infecção.

A lista leva em consideração os municípios que não conseguiram imunizar sua população total com a aplicação das duas doses da vacina. São eles: Tabatinga, Ipixuna, Santa Isabel do Rio Negro, Codajás, Barcelos, Coari e Anori.

Desses, os cenários mais complicados estão em Tabatinga e Ipixuna. As duas cidades estão com a cobertura vacinal na casa de 22%, o menor patamar em todo o estado.

Tabatinga, inclusive, chegou a receber, no ano passado, um reforço na campanha de vacinação após a cidade vizinha de Islândia, no Peru, ter um surto da doença com a variante Lambda.

Santa Isabel do Rio Negro tem a terceira pior cobertura vacinal, com 27% da população vacinada seguida de Codajas (27,6%) e Barcelos (28,1%).

Coari tem uma população total estimada em 85 mil pessoas. Dessas, conseguiu vacinar 43% com a primeira dose e 67% desse número com a segunda dose. No entanto, considerando o total da população, apenas 28,6% foi imunizado completamente contra a doença.

Anori fecha a lista com apenas 28,8% da população totalmente imunizada contra a Covid.

As cidades que mais vacinam

Do outro lado da lista, o município de Silves, na Região Metropolitana de Manaus, está com 81,5% da sua população total com o esquema de vacinação completo. O município é o 1º do estado a alcançar a marca.

Já Itapiranga, Manaus, Tefé, Jutaí, Carauari, Fonte Boa e Iranduba estão com a a cobertura vacinal completa da população na faixa de 60%.

Nessa terça-feira (18), o governador Wilson Lima se reuniu com 30 prefeitos do interior do estado para tratar de estratégias para ampliar a vacinação contra a doença no Amazonas.

Segundo o Governo, muitas prefeituras enfrentam dificuldades em relação a recursos humanos e infraestrutura para avançar na vacinação, mas é hora de fazer frente ao aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.

“O objetivo da nossa reunião aqui foi para tratar de questões relacionadas à pandemia, sobretudo essa questão da Ômicron, que é algo que tem preocupado o mundo e sobretudo o estado do Amazonas. Então eu chamei aqui os prefeitos para que a gente pudesse entender algumas limitações que estão dificultando esse processo de vacinação, para que a gente possa avançar e também dar condições à população de fazer testagem”, afirmou Lima.

O governador não deu mais detalhes sobre o encontro. No entanto, disse que as demandas apresentadas relacionadas à ampliação da testagem e adoção de estratégias para reforçar a vacinação serão detalhadas em reuniões entre secretarias municipais de saúde e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a FVS.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto