ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Região Norte




Há 20 anos atrás

Autor da morte de Dom e Bruno participou de expedição contra invasores na Amazônia

Na expedição, 'Pelado’' contou que dias antes o barco de sua família havia sido roubado.

Por Larisse Cruz, 04/07/2022 11:09

Foto: Reprodução

Amarildo Costa de Oliveira, vulgo 'Pelado', autor das mortes de Dom Phillips e Bruno Pereira, participou há 20 anos atrás, em junho de 2002, da última grande expedição indigenista na Amazônia. A equipe era composta por 35 indígenas e ribeirinhos e era comandada pelo sertanista Sydney Possuelo.

Durante 105 dias, a equipe percorreu o Vale do Javari para combater invasões no território habitado por 16 grupos isolados. Amarildo Costa, que na época tinha 21 anos, era um dos mateiros que ajudava na abertura de trilhas e na construção de canoas.

Na expedição, 'Pelado' e colegas mateiros ganharam farda, tênis Kichute e chapéu. A rotina era acordar antes do sol, tomar um rápido café, passar o dia em caminhada, verificar vestígios de isolados e criminosos. O grupo construiu duas canoas para descer o Rio Jutaí. Ao longo da viagem, ribeirinhos contavam histórias de violência.

'Pelado' relatou que, dias antes da expedição, ele e parentes tiveram um barco roubado. A família teria pago policiais para "acabar" com os bandidos. Em um acampamento, 'Pelado' sonhou com "flecheiros" levando facões e machados. Seus gritos acordaram o grupo. A história da expedição foi relatada no livro Homens Invisíveis, que o chefe da expedição publicou em 2007, pela Record.

Nesta terça-feira o crime completa um mês e ainda está sob investigação. Indígenas apontam crime de mando. A Polícia Federal (PF) chegou a descartar a hipótese, mas voltou atrás.

Foto da capa: Divulgação

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto