Filiação
Bolsonaro está prestes a se filiar no Patriotas
O presidente da República teria pedido um prazo de 10 a 15 dias para organizar a migração da sua base de apoio para a legenda. Flávio Bolsonaro filiou-se a legenda no dia 26 de maio
Por , 02/06/2021 16:04
Segundo o presidente nacional Patriotas, Adilson Barroso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está perto de fechar com o partido. O presidente da república teria pedido um prazo de 10 a 15 dias organizar a migração da sua base de apoio para a legenda. Barroso formalizou o convite na ultima terça-feira (1º) no Palácio do Planalto. Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) filiou-se a legenda no dia 26 de maio.
No dia 8 de março, Bolsonaro declarou que faria parte de algum partido com a condição de que pudesse ser dono de sua estrutura partidária. “Eu estou namorando outro partido, onde eu seria dono dele, como alternativa se não sair o Aliança, você está entendendo?”
Integrantes da executiva nacional do Patriota entraram com um requerimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na última segunda-feira (31) contra decisões de Barroso. Segundo o 1º vice-presidente da sigla, Ovasco Roma Altimari, Barroso descumpriu a convenção do partido e impôs mudanças para abrigar Jair Bolsonaro e seus filhos na legenda, o que teria causado um racha na legenda.
STF vai investigar racha no partido
O ministro do STF, Edson Fachin afirmou que há grávida na acusação protocolada por Altimari. Fachin afirmou que as acusações não são de competência da Justiça Eleitoral porque, apesar de serem sobre um tema político, não envolvem uma eleição diretamente, cabendo à justiça comum a competência de analisar os atos.
O TSE foi acionado na segunda-feira (31). No mesmo dia, foi realizada a convenção partidária na qual o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, anunciou a sua filiação ao partido.
(*) Fonte: Poder360