Sem serviço
Claro/NET é multada em mais de R$ 3 milhões por apagão de internet
Multa foi aplicada pelo Procon-AM. Empresa também recebeu notificação por instabilidade de serviços na quarta-feira.
Por Filipe Vasconcelos, 12/05/2022 11:48
Foto: Reprodução/Youtube
A empresa de internet Claro/Net foi multada em R$ 3.649.166,67 pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) por apagão de internet que atingiu a cidade de Manaus no dia 15 de fevereiro de 2022. No dia em questão, vários pontos da cidade ficaram sem serviço de internet, televisão e telefone, entre eles o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo 192 e telefone fixo.
O órgão também encaminhou à empresa uma notificação referente aos problemas no serviço registrados na quarta-feira (11), em que vários clientes reclamaram de falta de serviço nos telefones móveis da Claro.
A Claro/NET tem dez dias para apresentar recurso em relação à multa, e também para responder à nova notificação. No documento, enviado ainda na quarta-feira, o Procon-AM pede informações sobre o número de consumidores afetados pelo apagão e de que forma será realizado o abatimento do valor correspondente nas faturas que ainda irão vencer.
A multa referente ao apagão do dia 15 de fevereiro foi estipulada porque a empresa não respondeu aos questionamentos enviados em notificação logo após o ocorrido.
“Os planos são comercializados, mas o serviço é entregue? A determinação do governador Wilson Lima é que nós priorizemos as demandas mais sensíveis da população. De forma mais extensiva, um apagão prejudica não apenas os consumidores, mas toda uma gama de serviços públicos e fornecedores privados também são atingidos”, sintetiza Jalil Fraxe, diretor-presidente do Procon-AM.
(*)Com informações a assessoria
Foto da capa: Pixbay