ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Prevenção de pandemias

Comitiva internacional chega em Manaus para debate sobre crises na saúde

O congresso internacional reúne especialistas e autoridades de cinco países para discutir as formas de prevenção e combate a pandemias e catástrofes mundiais

Por Larisse Cruz, 13/11/2021 10:44

Foto: Alan Chaves

O IV Congresso Internacional de Saúde do Interior e Fronteiras (CISIF) iniciou nesta sexta-feira (12) em uma solenidade de abertura na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A abertura contou com a presença de autoridades civis e militares, comitivas formadas por médicos de outros estados e países, especialistas em temas da área da saúde.

Presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas Dr. Mario Viana. Foto: Larisse Cruz

A Agência Brasil de Notícias conversou com o coordenador geral do congresso Dr. Mario Viana e explicou as estratégias de combate e prevenção à pandemia que serão discutidas no evento.

‘’Esse congresso tem dois pilares, dois objetivos. Um é mais uma vez divulgar e buscar a regulamentação da carreira médica de estado que é a forma que nós entendemos que se pode colocar médicos qualificados no interior da Amazônia como um todo e nas fronteiras. E o outro temário é a questão das estratégias de combate e prevenção a pandemias e catástrofes’’, explicou Viana.

Durante o discurso de abertura, o médico afirmou que no início da pandemia , o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) enviou uma lista de 21 sugestões as autoridades do Amazonas para o combate ao surto de coronavírus. ‘’Listamos pelo menos 21 sugestões para o governo do estado e do município de Manaus e para o interior também para que se pudesse minimizar a pandemia, entre elas eu posso destacar a criação, a montagem de hospitais de campanha. Outra sugestão é que as maternidades, por exemplo, não fossem todas elas designadas a receber grávidas com covid, mas uma única ou no máximo duas maternidades que ficariam separadas a aquele atendimento específico’’, afirmou o médico.

Durante o surto de covid-19 no Amazonas, os postos e hospitais de saúde do interior, que não contam com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs), sofreram pressão por atendimento e até pela falta de oxigênio.

Ainda sobre as sugestões enviadas as autoridades, Dr. Viana questionou sobre os leitos de UTIs no interior.’’ Nessas 21 endagações por exemplo, quantos leitos de UTIs foram desenvolvidos no interior para o atendimento ao covid. Somente agora no final da pandemia se inaugurou alguns leitos de UTIs na nossa ilha Tupinambarana (Parintins)'', explicou Viana.

Com programações para o fim de semana, o evento conta com uma jornada de palestras e debates sobre os desafios e os dilemas ante a maior catástrofe pandêmica da saúde mundial. Entre os palestrantes está o ex-ministro da saúde da Bolívia, Aníbal Cruz.

Foto da capa: Larisse Cruz

Da Redação

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto