Crime ambiental
Construção de hotel de selva é investigado no interior do Amazonas
Denúncia feita ao Ministério Público do Amazonas aponta pesca predatória que provocou desmatamento em Barcelos.
Por , 21/05/2021 15:14
A construção de um hotel de selva em Barcelos, a 401 Km de Manaus, está sendo investigada pelo Ministério Público do Amazonas. As denúncias são de crimes ambientais.
Por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, o órgão instaurou Inquérito Civil para apurar denúncia de eventual crime ambiental cometido por um empresário do setor de pesca esportiva.
O inquérito civil dá prosseguimento às investigações de notícia de fato apresentada ao Ministério Público Federal e posteriormente encaminhada ao MPAM.
Conforme a denúncia, além da realização de pesca predatória, o “explorador da atividade turística” teria provocado desmatamento na Região do Rio Jufaris, nas comunidades Caburis e Caju, localizadas no limite de Barcelos com o Município de Caracaraí, em Roraima.
“A proteção do patrimônio público e social é função institucional do Ministério Público. No caso, verificados indícios de cometimento de ilícitos contra esse patrimônio, a instauração do inquérito visa colher outros elementos de informação que auxiliem a apuração de eventual cometimento de ilícitos pelo senhor Vítor Vilanova”, declarou a Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Sousa.
Segundo informações prestadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) ao Ministério Público, o senhor Vítor Vilanova não possui licenças ambientais estaduais para operar na região.