ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Especiais




Combate ao coronavírus

Covid-19: após um ano de vacinação, Amazonas volta a fase laranja com aumento de casos

Dados indicam que 54,55% das internações em UTI’s são de pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta.

Por Larisse Cruz, 18/01/2022 00:25

Foto: Gilson Melo/ MS

O Amazonas completa nesta terça-feira (18) um ano da primeira pessoa vacinada contra covid-19. Vanda Ortega, de 33 anos, técnica de enfermagem indígena, foi escolhida para receber a primeira dose do imunizante no estado. Agora, Manaus vive outro marco: o início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade.

A capital amazonense começou a vacinar nessa segunda-feira (17) crianças com comorbidades e deficiência. São mais de 260 mil crianças nessa faixa etária que estão aptas para receber o imunizante.

No entanto, mesmo com o avanço da vacinação e inclusão de uma nova faixa etária, o Amazonas volta novamente à fase laranja com a taxa de positividade de novos casos. A cada três pessoas que realizam o teste diagnóstico para covid-19, uma apresenta resultado positivo. A proporção de exames positivos atualmente é de 38%. Dos casos registrados em janeiro de 2022, a maior ocorrência é identificada em mulheres com 59% dos casos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Aumento de internações

De acordo com dados de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaus tem 262.423 mil pessoas com o ciclo de vacinação atrasadas.

Na última quinta-feira (13), o secretário de Saúde do estado, Anaor Samad, afirmou que 67% dos pacientes internados com covid-19 em UTI’s de Manaus, são pessoas não vacinadas e/ou com vacinação incompleta. Com os dados do último boletim divulgado pela FVS na última segunda-feira (17), a porcentagem dos pacientes com vacinação incompleta internados em UTI’s baixou para 54,55%, número que ainda preocupa as autoridades de saúde.

Foto: Michael Dantas/AFP

Segundo Daniel Barros, diretor-técnico da FVS-RCP, o esquema vacinal atrasado é uma das principais causas do aumento de internações no estado. “O aumento de internações por covid-19 se deve principalmente ao elevado número de pessoas com esquema vacinal atrasado, ou seja, pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose ou a dose de reforço, mas ainda não se vacinaram. Nós identificamos que muitas pessoas internadas com covid-19 estão nessa condição, com vacina atrasada’’, destaca Daniel.

Vacinação

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 5.673.099 doses foram aplicadas em todo o estado, sendo 2.788.164 de primeira dose, 2.277.143 de segunda dose, 56.856 com dose única, 550.861 de 1ª dose de reforço e 75 de 2ª dose de reforço.

Novos casos

Desde os primeiros dias de janeiro, o Amazonas tem apresentado um aumento exponencial de novos diagnósticos. O boletim diário de covid-19 informa todos os dias, mais de mil registros pela doença, uma preocupação para autoridades do estado que buscam alternativas de avançar com a vacinação, já que é uma das estratégias para conter a disseminação do vírus e da nova variante ômicron.

Foto: Girlene Medeiros/ FVS-RCP

Supermercados e unidades básicas de saúde estão ofertando vacinação à população, além de outros pontos que estão oferecendo de forma gratuita, testagem para detecção da covid-19.

Segundo o último boletim, o Amazonas diagnosticou 2.674 novos casos de covid-19, totalizando 452.433 casos da doença no estado. Na segunda-feira passada (10), o número total de casos de covid-19 no estado era de 435.978. Em uma semana, o Amazonas registrou 16.455 novos casos.

Foto da capa: João Viana/ Semcom

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto