ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Política




Repercussão nacional

David Almeida tem 15 dias para explicar à CMM maratona em Barcelona

Mundialmente conhecida, a corrida aconteceu no último final de semana. O prefeito fez diversas publicações em suas redes sociais para divulgar a sua participação no evento.

Por Jonas Wesley, 13/05/2022 15:43

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou um requerimento que obriga o prefeito David Almeida (Avante) a explicar, em até 15 dias, os gastos de mais de R$ 100 mil de dinheiro público durante viagem à Barcelona, na Espanha, para participar de uma maratona. Caso não detalhe as despesas solicitadas pela CMM, o prefeito pode ferir a lei de responsabilidade, e ter as contas reprovadas por esse caso, conforme a Lei Orgânica do município.

O assunto se tornou alvo de repercussão na imprensa nacional e emissoras de TV, como a Record e a Globo, divulgaram a viagem do prefeito para participar da maratona. O prazo de 15 dias pode ser estendido por mais cinco dias úteis.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que "o objetivo foi divulgar a 'Maratona de Manaus 2022', e atrair maratonistas estrangeiros e suas famílias para o evento esportivo, a ser realizado em outubro na capital amazonense”.

Mundialmente conhecida, a corrida aconteceu no último final de semana. O prefeito fez diversas publicações em suas redes sociais para divulgar a sua participação no evento. Entretanto, no Diário Oficial do Município (DOM), aparece apenas o registro de afastamento de dois secretários municipais para a ida à Barcelona. A medida foi criticada por especialistas.

Durante sessão realizada na última quarta-feira (11), a CMM aprovou requerimentos, apresentados pelo vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), para que a prefeitura dê detalhes sobre os gastos durante a viagem.

"A gente não tem nenhuma informação de quantas pessoas foram, só sabemos que foram muitas. E quanto custou essa viagem, quanto custou esse tour com dinheiro público aqui da população da cidade de Manaus, do estado do Amazonas.", disse Guedes.

Dinheiro poderia custear viagens de atletas

Segundo o vereador Amom Mandel (Cidadania), o montante desembolsado pela prefeitura poderia custear a viagem de pelo menos 10 atletas ou ser investidos em obras de asfaltamento.

"Esse valor é mais que suficiente para asfaltar a rua Barcelona, na zona Norte de Manaus, por exemplo, que estava toda esburacada e só foi atendida após a repercussão do caso. Em média, também é o suficiente pra pagar a viagem de pelo menos 10 atletas para participarem de grandes eventos esportivos", afirma o vereador.

Amom também cobrou que os valores sejam devidamente detalhados no Portal da Transparência.

"O que nós questionamos é tudo aquilo que já deveria ser público, nós queremos saber o porquê dos dados não constarem no Portal Transparência, nem no Diário Oficial", questionou o vereador.

 

 
ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto