ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Cidade




Semana Nacional de Trânsito

Detran realiza primeiro Fórum de Trânsito do Amazonas

Serão realizadas ainda ações de educação para o trânsito nas ruas de Manaus, escolas e empresas, além de campanha educativa no rádio e na TV.

Por Da Redação, 16/09/2021 19:05

 

WhatsApp Image 2021-09-16 at 17.32.36 (1)

(Foto: Ayrton Lopes/ABN)

Na Semana Nacional de Trânsito o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promove o primeiro Fórum de Trânsito do Amazonas, que reuniu profissionais ligados ao trânsito e transporte para debater, em dois dias, assuntos como “Gestão de trânsito: desafios e perspectivas”, “Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e previdência social”, “Municipalização e gestão do trânsito no interior do Amazonas”, entre outros.

O evento teve a participação de instrutores de trânsito, profissionais da área e convidados. Os debates ocorrem em painéis temáticos com especialistas convidados, entre eles representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB/AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). 

Nesta quinta-feira (16), a especialista em segurança no trânsito, Roberta Torres, apresentou a palestra,“O aperfeiçoamento da qualidade: o papel dos CFCs na segurança no trânsito”, e o especialista em direito, educação e segurança no trânsito, Josimar Amaral, abordou a “Competência e padronização das atividades de trânsito”. 

Segundo a especialista no trânsito, Roberta Torres, pós-graduada em Gestão, Segurança e Educação no Trânsito, com mais de 18 anos de experiência na área, para um trânsito melhor, o caminho é pensar em três linhas básicas. "A via, de fato precisamos de vias seguras, falo de engenharia, pavimentação, iluminação. Humano, da educação da formação de condutores. E fiscalização, não adianta dizer que todas as pessoas vão respeitar as regras porque muitas vezes não vão, aquelas pessoas que furam o sinal vermelho são as vezes aquelas que, muitas vezes, não respeitam a fila no mercado. E não é pensar que vai ser uma ação sozinha que vai melhorar, é uma ação articulada, é uma ação multidisciplinar”, afirmou. 

O instrutor Marcos Mesquita, afirma que o evento traz uma nova educação para quem deseja ser um novo condutor. “Antigamente não existia esse fluxo de carro, então temos  que mostrar para esses novos condutores que o pedestre é o lado mais frágil do trânsito, devemos transmitir para evitar que aconteça novos sinistros respeitando pedestre e ciclistas. A importância é saber que devem respeitar a todos no trânsito. O que eu sugiro para o novo condutor, não guardar para si o que aprendeu, às vezes só querem ter a habilitação, mas não praticam essa segurança no trânsito, eles precisam praticar aquilo que aprenderam".

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto