ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Educação




Faculdade

Estudantes estão mais interessados em ingressar no ensino superior, aponta pesquisa

Também foi identificado um aumento no interesse dos estudantes pelo modelo de ensino híbrido.

Por Filipe Vasconcelos, 23/11/2021 15:13

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), o interesse da população na realização do curso superior vem crescendo no último ano. O estudo que foi realizado em parceria com a Educa Insights, mostra que 63% das pessoas entrevistadas planejam começar uma faculdade no primeiro semestre de 2022. A mesma pesquisa feita em 2020, apenas 38% tinham interesse no curso superior. Também foi identificado um aumento no interesse dos estudantes pelo modelo de ensino hibrido, que mescla aulas presenciais e on line.

De acordo com a pesquisa, os alunos avaliaram que 45% da carga horária dos cursos deveriam ser dedicadas às aulas presenciais tradicionais, e o restante deveria ser ministrado no formato híbrido, o que inclui aulas remotas (16%); conteúdos digitais (16%); ou mesmo por trabalhos práticos em comunidades ou empresas (23%).  Para os alunos, a modalidade híbrida também pode resultar na queda de 30 a 40% do valor cobrado em cada curso, uma vez que o investimento na estrutura digital para se adequar a essa modalidade já foi feito em muitas das universidades particulares do Brasil.

“Não há mais investimento tecnológico a ser feito, para se adaptar ao novo modelo”. Declarou Celso Niskier, presidente da Abmes. Ele explica que os investimentos que já foram feitos resultarão em preços mais acessíveis, de forma a amenizar a principal dificuldade do jovem que deseja cursar o ensino superior: a questão financeira.

“O investimento inicial [em tecnologias que possibilitam o ensino remoto] é amortizado ao longo do tempo. Portanto não vai aumentar o custo e não impactará no preço. Tendo a possibilidade de atingir mais pessoas, o custo é diluído, e a média cai para o estudante”, argumenta ele ao lembrar que as aulas presenciais “não desaparecem” no modelo híbrido.

(*) Com informações da Agência Brasil

Foto da capa: kalinovsky/DepositPhotos 

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto