ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Política




Bate-boca no senado

'Eu vejo má fé no Congresso', diz Omar à base governista sobre ZFM

Para o senador, a estratégia dos aliados da presidência da República é jogar a ZFM contra todos os outros estados.

Por Jonas Wesley, 11/05/2022 16:44

O senador Omar Aziz (PSD-AM) discursou na terça-feira (10) na tribuna do Senado sobre narrativas de má fé por parte de parlamentares bolsonaristas contra a Zona Franca de Manaus (ZFM). Na mesma sessão, tanto o senador quanto outros integrantes da base, protagonizaram cenas de bate-boca na tribuna.

Leia mais: Moraes unifica inquéritos sobre milícias digitais e ‘Fake News’ em live de Bolsonaro

De acordo com o parlamentar, informações falsas têm sido veiculadas por deputados da base aliada ao presidente Jair Bolsonaro sobre a liminar do ministro Alexandre de Moraes com relação a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que atinge a ZFM.

“Eu vejo má fé quando um parlamentar que está no Congresso Nacional, ele dá uma opinião sem se aprofundar, sem procurar uma assessoria, para saber se aquilo é verdadeiro ou não. Já vai escrevendo nas redes sociais, sem ter conhecimento e atacando de graça as pessoas”, disse.

Aziz também relatou que um dos bolsonaristas “chegou a dizer que porque o ministro Alexandre de Moraes manteve os incentivos da Zona Franca de Manaus, o preço da carne ia subir”.

Para ele, a estratégia dos aliados da presidência da República é jogar a ZFM contra todos os outros estados da federação. “Uma forma medíocre de se fazer política, jogar o estado contra o outro”.

Além disso, o senador destacou que se não houver a excepcionalidade da ZFM com incentivos fiscais “é impossível você levar uma indústria para lá”.

Conforme ele desde a redução do IPI no primeiro decreto em fevereiro deste ano, nenhum produto “teve lá na ponta a redução para o consumidor”. “Esses recursos quando se reduz vai está ficando com quem produz, mas não está sendo repassado a quem compra”, declarou.

Guedes e inflação

Segundo Omar Aziz, a culpa da inflação acima de 10% não é de quem produz os produtos industrializados, e sim da política errada econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Até hoje o Brasil não conseguiu entender a política econômica do ministro Paulo Guedes e nem do governo Bolsonaro. Se alguém pudesse explicar de uma forma para que a população tenha conhecimento, seria bom. Agora traz uma narrativa como se o Amazonas prejudicasse o resto do país”, disse o senador.

De acordo com ele, “quando falam da Zona Franca é má fé. É uma narrativa de um governo que não uma política econômica, que não tem uma política de distribuição de renda, que não tem uma política social, que não tem uma política de inclusão social, e que infelizmente não tem uma política de geração de emprego”.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto