ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Mundo




Jogos de guerra

Israel realiza simulações de guerra em meio à crise com o Irã

As tensões militares acontecem em meio às negociações entre o Irã e cinco potências mundiais para reativação do acordo nuclear de 2015.

Por Filipe Vasconcelos, 24/11/2021 16:25

Foto: Reprodução/Exército de Israel

Na última semana, as forças navais de Israel, Emirados e Bahrein fizeram simulações de guerra nas águas turquesas do Mar Vermelho. A operação aconteceu em conjunto com um navio de guerra dos Estados Unidos. O exercício acontece no mesmo período em que o Irã também fez suas próprias simulações de guerra.

O governo israelense investiu US$ 1,5 bilhões para preparar as forças armadas para um possível ataque contra instalações nucleares iranianas, e há alertas quase diários de líderes políticos, militares e aliados.

As tensões militares acontecem em meio às negociações entre o Irã e cinco potências mundiais (mais os EUA indiretamente) para reativação do acordo nuclear de 2015 — conhecido como Plano de Ação Global Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês) — previstas para serem retomadas na capital austríaca, Viena, em 29 de novembro.

O JCPOA diminuiu as atividades nucleares do Irã e abriu suas instalações para aumentar as inspeções em troca do levantamento parcial das sanções internacionais. No entanto, foi abandonado pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, em 2018, com a aprovação de Israel.

Após fixar a data para uma nova rodada de negociações, o Irã declarou que produziu 25 kg de urânio enriquecido a 60% (grau de pureza), logo abaixo do nível que seria necessário para uma bomba nuclear, e mais de 210 kg enriquecido a 20%.

Mesmo produzindo material nuclear, o Irã afirma ter intenções pacificas. No entanto, os exercícios de guerra podem indiciar que o Israel possa, de fato, invadir as instalações nucleares do país, ato que seria caracterizado como um ato de guerra.

(*) Com informações da BBC

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2021 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto