ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Política




Eleições regionais

Marcelo Amil é substituído por Israel Tuyuka em primeiro debate de candidatos ao Governo do AM

Amil reafirma que vem sofrendo golpe da nacional do Partido.

Por Filipe Vasconcelos, 05/08/2022 11:19

Foto: Divulgação

Neste domingo (07), a rede Bandeirantes realiza o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Amazonas, a peculiaridade fica por conta do Psol, que mandará como candidato o indígena Israel Tuyuka e não Marcelo Amil, que já havia lançado sua pré-candidatura ao cargo no último domingo (31). Uma disputa interna dentro da sigla pode tirar o advogado das eleições deste ano.

Em contato com a equipe de reportagem da Agência Brasil de Notícias, Amil considera o posicionamento da emissora normal, e que segue tranquilo esperando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A Bandeirantes apenas acatou um pedido do partido e não vão questionar. Entramos com o mandado de segurança e esperamos que a justiça seja feita. O mandado de continua nas mãos do ministro Alexandre de Moraes e qualquer momento teremos uma resposta”, afirmou o advogado, com confiança.

Através de nota, o Psol que considerou válida a conferência realizada no dia 16 de julho, a que definiu a candidatura de Tuyuka. As supostas irregularidades na convenção realizada por Amil no último dia 31 não foram esclarecidas. A sigla também informou que solicitou à Comissão de Ética do partido a abertura de um processo de averiguação das acusações de má conduta partidária por Rosilane Guimarães de Almeida (diretora regional do partido), Elson Marcelo Lima de Souza (Marcelo Amil), Luiz Carlos dos Santos Marques e Clóvis Mota dos Santos, vice da chapa. Com isso, esses membros ficarão afastados de toda e qualquer função ou cargo de representação partidária, durante o período de 6 meses.

Perguntado sobre essa questão, o advogado afirmou que o Psol não se importa com quem vai disputar o Governo no Amazonas, mas sim com o que sua candidatura representa dentro da sigla.

“O Psol não está preocupado com o destino do Amazonas. Eles não reconhecem nossa candidatura por que sabem que vão perder força interna no congresso nacional”, explicou Amil, que reafirma que foi vítima de um golpe.

Leia a nota emitida pela Band

Atendendo à solicitação da Executiva nacional do PSOL, retificamos o nome do candidato ao Governo do Amazonas pelo PSOL a participar do debate, Israel Tuyuka, em substituição ao nome anterior, Marcelo Amil.

Por meio de nota, fomos informados que a Executiva nacional solicitou à Comissão de Ética do partido a abertura de um processo de averiguação das acusações de má conduta partidária por Rosilane Guimarães de Almeida, Elson Marcelo Lima de Souza (Marcelo Amil), Luiz Carlos dos Santos Marques e Clóvis Mota dos Santos. Com isso, esses membros ficarão afastados de toda e qualquer função ou cargo de representação partidária, durante o período de 6 meses. 

TV Band Amazonas

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto