ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Remédio

Novo medicamento para tratamento do HIV é aprovado pela Anvisa

O remédio age reduzindo a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo.

Por Filipe Vasconcelos, 29/11/2021 19:46

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um novo medicamento para o tratamento do HIV foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O remédio consiste na combinação de duas substâncias, a lamivudina e o dolutegravir sódico, em um único comprimido.

Em nota, a agência afirma que o medicamento é um avanço no tratamento, uma vez que reúne uma única dose diária dois antirretrovirais. “A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão de pacientes”, declarou a Anvisa.

O novo medicamento age reduzindo a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo. Além disso, o remédio promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções. As informações podem ser encontradas na bula do novo remédio.

O medicamento será indicado como um regime complemento para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) para adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 quilos, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. que, de acordo com a Anvisa, apresentou estudos de eficácia e segurança com dados que sustentam as indicações autorizadas.

(*) Com informações da Agência Brasil

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto