ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Esperança

Número de internações, casos confirmados e mortes por Covid-19 apresentam redução no AM

Levantamento é feito pelas redes de assistência e vigilância em saúde. Para governo, balanço aponta um avanço no enfrentamento da pandemia.

Por , 15/05/2021 17:01

O Amazonas recebeu dados de esperança nesta sexta-feira (14), por conta de um monitoramento referente ao número de casos confirmados, hospitalizações e mortes por Covid-19, que apresentaram redução desde o início da segunda onda da pandemia no Estado. 

Os dados são extraídos por meio de monitoramento estratégico realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e das análises epidemiológicas da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O governo informou que essa melhora pode estar associada ao avanço da campanha de vacinação no Estado, como comentou o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes. Ele destacou que as principais reduções ocorreram na faixa etária de pessoas acima de 60 anos. 

Segundo informações contidas no vacinômetro da FVS, mais de 80% dos idosos no Amazonas já receberam a primeira dose da vacina contra a doença, reforçando a eficácia da campanha de imunização.

“Nós temos indícios que a vacinação tem contribuído para reduzir hospitalizações e óbitos principalmente na faixa etária acima de 60 anos. Nós diminuímos o percentual de internações e óbitos nessa faixa etária, mas há uma preocupação com a faixa etária abaixo dessa idade e que o percentual aumentou, apesar de que no número absoluto houve uma redução”, destacou o diretor. 

Por meio do monitoramento da situação epidemiológica, a FVS apontou, ainda, que o Amazonas obteve a menor taxa de transmissão da doença no país com 0.9. A taxa significa que a cada 100 infectados, o vírus poderá ser transmitido para outras 90 pessoas

Casos confirmados: 

Em relação aos casos confirmados de Covid-19, a diminuição desde janeiro até abril de 2021 representa uma queda de 65,37%. Em janeiro, a SES-AM havia registrado 62.538 novos casos, enquanto em abril, o número caiu para 21.653. Considerando somente a primeira semana de cada mês, o pico ocorreu em fevereiro, quando 15.345 foram diagnosticadas com a doença.

 Número de internações:

O número de internações nas unidades de saúde, a redução foi de 87,90% nesses quatro meses. No mês de janeiro foram 7.698 hospitalizações, sendo 1.475 apenas na primeira semana. Em abril, a quantidade caiu para 931 no Amazonas, conforme os dados repassados pela Secretaria de Saúde. 

 Mortes por Covid-19:

O comparativo de mortes causadas por Covid-19 entre janeiro e abril também registrou redução expressiva no sistema de saúde. De acordo com a SES-AM, em janeiro os óbitos totalizaram 3.624 e registraram 491 em abril, representando uma diminuição de 86,45% comparada ao primeiro mês. A maior quantidade de óbitos foi na primeira semana de fevereiro, com 742 mortes por Covid-19.

A letalidade analisada em idosos acima de 60 anos apresentou queda no Amazonas, indicando o impacto da vacinação. A FVS está realizando um estudo para comprovar o impacto da campanha na redução de mortes e hospitalizações por Covid-19. 

 Em mdosos de 60 a 69 anos, a letalidade registrada em 2020 era de 23%. O indicador caiu para 15,2% em abril, conforme dados da Fundação de Vigilância. No grupo de pessoas de 70 a 79 anos, a letalidade entre os meses de março a maio do ano passado era de 38,1%, e devido à campanha de imunização, a porcentagem caiu para 28,8%, em 2021. 

O cenário de letalidade ainda registrou redução entre os idosos acima de 80 anos, conforme os dados da FVS-AM. Em 2020, o risco de morte era de 59,4% neste grupo. Com o avanço da vacinação, o indicador mostra uma porcentagem de 47,5% atualmente. 

 

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2021 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto