ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Cidade




Cheia 2021

Prejuízo agrícola no AM devido cheia já soma mais de R$ 189 milhões

Levantamento foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Por , 22/05/2021 19:03

Um levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) apontou que o valor das perdas agrícolas ocasionadas pela enchente de 2021, no Amazonas, já somam mais de R$ 189 milhões. 

 

Até o momento, 16.639 famílias tiveram suas produções atingidas nessas localidades.Entre as principais culturas estão banana, hortaliças, mamão e man

 

O levantamento é referente aos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant (Alto Solimões); Fonte Boa e Tefé (Médio Solimões); Anori e Manacapuru (Solimões); Boca do Acre, Pauini, Lábrea e Canutama (Purus); Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati, Juruá e Carauari (Juruá); Humaitá, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Borba e Novo Aripuanã (Rio Madeira), Itacoatiara (Médio Amazonas)e Nhamundá e Urucará (Baixo Amazonas). 

 

De acordo com o direto-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o Instituto está atuando nas ações de crédito emergencial em todos os municípios.

 

"Até a primeira semana de abril, o Idam registrou cerca de 2,6 mil nomes de proponentes ao crédito da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). O objetivo é cadastrar e atualizar cadastros de produtores para projetos agropecuários, que visam recuperar áreas atingidas pela enchente, como é o caso dos plantios de mandioca e fruticultura", disse.

 

Outra estratégia foi intensificar as ações itinerantes em comunidades distantes do interior para o cadastramento de produtores para emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), que são documentos essenciais para acesso às políticas públicas do setor primário. 

 

A instituição segue também com as ações de entrega dos kits sementes da agricultura familiar adquiridos pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). Ao todo, são 42,8 toneladas de sementes de diferentes tipos de hortaliças, frutas e grãos. Além do apoio logístico no transporte (fluvial e terrestre) das equipes da Defesa Civil nas ações emergenciais.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2021 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto