Rede estadual
Professores e pedagogos devem receber reajuste de 9,19% no salário de janeiro
Percentual corresponde à data-base dos anos de 2020 e 2021 da categoria.
Por Patrícia Rabelo, 17/01/2022 15:24
Foto: Divulgação.
Os professores e pedagogos da Secretaria de Estado de Educação e Deporto, irão receber, no salário de janeiro, o reajuste de 9,19%, referente às datas-base de 2020 e 2021. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 10 de janeiro de 2022.
“Esse aumento vai contribuir muito para os projetos que tenho pela vida, e me anima bastante para me manter na carreira que escolhi”, declarou o professor Omar Silva, expressando alegria em receber, já no primeiro mês do ano, a reposição salarial anunciada em outubro passado pelo Governo do Amazonas.
O professor é um dos 32.478 servidores da educação entre, professores, pedagogos e servidores de apoio específico à educação que receberão, já na folha de pagamento de janeiro, o aumento de 9,19% referente à data-base dos anos de 2020 e 2021.
Momento importante
A professora Gisele Mesquita, que leciona na Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, na zona sul de Manaus, expressa o quão importante é o pagamento desse reajuste para professores e pedagogos.
“Acho super-relevante e necessária a reposição salarial para nossa categoria em razão da defasagem salarial nos últimos anos, com o aumento acelerado dos insumos, sobretudo das nossas necessidades essenciais. É importante ainda citar o reconhecimento do Governo do Estado na valorização do professor através do maior Fundeb da história, direito adquirido e superimportante no momento atual para aquecimento econômico do estado”, enfatiza a docente.
De acordo com o coordenador distrital de educação, Orlando Moura, que também é pedagogo, esse percentual de aumento é um prêmio e um reconhecimento pela dedicação e esforço que cada educador realiza diariamente.
“Nós, professores, somos uma categoria profissional que só temos a agradecer o olhar cuidadoso do Governo do Estado com nossa classe. Esse aumento vem em uma hora em que passamos por dificuldades econômicas, em que tudo tem aumentado, e com certeza irá nos ajudar a organizar nosso orçamento doméstico e também injetar dinheiro na economia do estado pois vamos poder pagar nossas contas, comprar o que precisamos e assim ajudar os comerciantes com esse dinheiro circulando”, finaliza Moura.
(*) Com informações da assessoria