ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Vacina para Educação

Profissionais da educação do AM começam a ser vacinados

Governo informou que, inicialmente, profissionais de sete municípios da região metropolitana serão imunizados.

Por , 17/05/2021 15:49

 

Da Redação

A vacinação de professores e outros profissionais da educação contra a Covid-19 no Amazonas começou nesta segunda feira (17). Segundo governo, inicialmente, o estado deve trabalhar em sete municípios da região metropolitana com 9,8 mil doses. A previsão da secretaria de educação é que as aulas devem retornar na quarta-feira (19) de forma híbrida em sete municípios no interior do Estado.

Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima, a medida está em consonância com a decisão da juíza da 1ª Vara da Federal do Amazonas, Jaiza Fraxe, que determinou que a União encaminhe 40 mil doses extras de vacinas contra a Covid-19 para imunizar professores.

"Estamos utilizando inicialmente, 9,8 mil  doses e estamos esperando a remessa de outras 40 mil que serão feitas pelo Governo Federal de acordo com a decisão judicial. Tudo isso é importante para que possamos voltar as nossas aulas de forma segura, os números são favoráveis aqui no Amazonas, sobretudo no interior, mas é importante termos a garantia da vacinação que é a arma mais poderosa que temos contra a Covid-19", disse Lima.

O secretário de Educação do Amazonas, Luís Fabian Barbosa, disse que dos 26 mil servidores do Estado, 10 mil já foram vacinados, isso porque alguns professores possuem comorbidade e outros se incluem na faixa etária que já foram vacinadas. Ele explicou que a imunização de trabalhadores da educação contra a Covid-19 começa pelo interior por conta do retorno das aulas de forma híbrida – virtual e on-line – nos municípios.

"O retorno será híbrido, as turmas divididas em dois grupos, um dia será o grupo A presencial, enquanto o grupo B vai estar acompanhando as atividades remotas do aula em casa em todas as suas estratégias, sejam elas estratégias de vídeo ou de acesso as plataformas, utilizando o material impresso que foi distribuído", afirmou.

ÁREAS ALAGADAS

Em relação à situação de cheia dos rios, o secretário disse que algumas escolas estão sendo utilizadas como abrigo em áreas muito atingidas pela cheia. Segundo ele, a Secretaria terá que desenhar um calendário especial para que as aulas reiniciem.

PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

Segundo o governo, não haverá nenhum prejuízo para a imunização dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Serão utilizadas doses remanescentes que fazem parte do 21º lote enviado ao Amazonas. Essas unidades serão repostas quando a União cumprir a determinação da Justiça Federal.

Segundo o PNI, essas doses remanescentes são enviadas para suprir possíveis perdas operacionais, ocasionadas principalmente por falha no transporte e na excursão de temperatura. E, quando não são utilizadas, podem ser administradas.

MONITORAMENTO

De acordo com o governo, o monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) na rede privada de ensino, citado pelo governador, foi realizado de 31 de março a 9 de maio. Desde o dia 5 de março, está facultado o retorno das aulas na rede privada.

 Os dados do estudo da FVS-AM apontam que, de 2.643 testes realizados em trabalhadores e alunos da rede privada de ensino, perto de 1% teve resultado positivo. Nenhum aluno testou positivo para a doença. Os mais de 2 mil testes eram do tipo RT-PCR, considerado exame de padrão ouro pelas autoridades sanitárias.

VACINAS RECEBIDAS

O Amazonas já recebeu 2.007.300 doses de imunizantes contra a Covid-19 até a madrugada desta sexta-feira (14/05). O lote mais recente, o 21º, inclui 262.500 vacinas AstraZeneca; e outras 30.400 do tipo CoronaVac, totalizando 292.900 doses.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2021 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto