ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Evento

Profissionais de saúde e segurança participam de curso de capacitação no Amazonas

Programação do curso conta com conteúdos teóricos e simulados práticos de incidentes com múltiplas vítimas

Por Patrícia Rabelo, 25/11/2021 14:38

O curso de capacitação, “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)”, iniciou nesta quinta-feira (25), para profissionais de saúde e segurança no Estado. O curso será realizado até este sábado (27) reunindo médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, servidores da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e da segurança pública. A realização é feita pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas. 

A abertura do evento aconteceu no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, onde também está sendo realizado o primeiro módulo do curso. A atividade prática de simulação realística será na área de concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no sábado, com a presença de autoridades. O Amazonas é o segundo estado da federação a receber a capacitação.

O superintendente do Ministério da Saúde no Amazonas, Paulo Ricardo Loureiro, destacou a importância do curso para o fortalecimento da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O curso é muito importante. A Força Nacional tem levado essa iniciativa para todo o país. A última foi feita, recentemente, no Espírito Santo capacitando diversos profissionais, do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Secretaria de Saúde do Estado, médicos, Defesa Civil. Esse evento para o Ministério da Saúde agrega valor no nosso suporte como Força Nacional”, afirmou.

Treinamento completo 

O curso contará com simulados teóricos e práticos, proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis acidentes graves no estado.

A capacitação será ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com a participação de 230 profissionais da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e Municipal, das Polícias Civil e Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que receberão um certificado no término das atividades.

Atividade prática 

No sábado (27), será realizado exercício prático por meio da simulação do atendimento, integrando profissionais da saúde e segurança, em um incidente envolvendo múltiplas vítimas, que serão representadas por voluntários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o simulado de cena, os participantes do curso terão a oportunidade de exercitar o planejamento conjunto em situações que empreguem resposta coordenada.

(*) Com informações da assessoria

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2021 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto