ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Em Manaus

Profissionais de saúde e segurança participam de simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas

O Amazonas é o segundo estado a receber o curso ofertado pelo Ministério da Saúde.

Por Larisse Cruz, 27/11/2021 13:30

Foto: Bruno Zanardo/ Secom

Profissionais de saúde e segurança pública participaram neste sábado (27) de um exercício prático simulando atendimento de um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV). O exercício de cena, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Governo do Amazonas, foi representado por servidores e estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na área de concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, na zona Oeste da capital.

O curso reuniu profissionais da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), como médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, servidores da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e da segurança pública.

Durante a atividade foi simulado o atendimento a vítimas de uma colisão envolvendo um micro-ônibus que trafegava em alta velocidade e uma motocicleta. O exercício de cena encerrou a capacitação “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas”, realizada desde quinta-feira (25), para profissionais de saúde e segurança de órgãos federais, estaduais e municipais.

Curso

Além da prática, o treinamento incluiu conteúdos e simulados teóricos proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis acidentes graves no estado.

Foto: Bruno Zanardo/ Secom

A capacitação foi ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com a participação de 230 profissionais da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

O Secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, ressaltou a iniciativa do Ministério da Saúde em ofertar a capacitação no Amazonas, segundo estado da federação a receber o curso.

“Primeiro temos que agradecer ao Ministério da Saúde e todas as instituições envolvidas nesta ação. O Governo do Estado apoiou bastante esse curso, e é um privilégio receber essa capacitação de atendimento de múltiplas vítimas. É preciso ter organização, protocolo de atendimento bem definido e isso só se consegue com treinamento”, explicou o secretário.

Foto da capa: Bruno Zanardo/ Secom

(*) Com informações da assessoria

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto