ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Infectado

Terceiro caso do “superfungo” Candida guris é confirmado no Brasil

O ''superfungo'' é capaz de resistir a antibióticos e tratamentos.

Por Patrícia Rabelo, 14/01/2022 09:31

 

 

Foto: Ilustração.

Um homem de 38 anos foi diagnosticado com o ''superfungo'' Candida auris, na última terça-feira (11) em um hospital de Recife, em Pernambuco. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) este é o terceiro caso da doença no país. O “superfungo” é capaz de resistir a medicamentos utilizados em tratamentos convencionais e vem causando infecções hospitalares. 

O paciente passava por exames quando demonstrou suspeita do fungo e teve uma amostra do seu exame de urina encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que confirmou a presença do patógeno.

O homem deu entrada no hospital com trauma no dia 21 de novembro, na ala de emergência, e teve alta no dia 30 de dezembro. Apesar disso, o motivo da internação não foi o fungo, que foi confirmado posteriormente.

Entre os dois casos suspeitos, um também é de um paciente, com 46 anos, internado por trauma. O outro é de uma mulher de 70 anos admitida no hospital e que morreu no dia 5 de janeiro, por outras causas. A presença do “superfungo” ainda não foi confirmada nesses pacientes.

Candida auris é classificado como “superfungo” devido a sua capacidade de resistir a antibióticos e tratamentos. Por conta disso, ele possui chances elevadas de causar surtos, o que torna necessário o monitoramento. Os outros dois casos registrados são de 2020, na Bahia.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto