ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Política




Alinhando forças

TSE recebe pedido de federação entre PSDB e Cidadania

Esse é o segundo pedido de federação feito ao TSE. O primeiro foi protocolado pelo PT, PCdoB e PV em abril deste ano

Por Jonas Wesley, 11/05/2022 18:56

O PSDB e o Cidadania, partidos que hoje tem a pré-candidatura do ex-governador tucano João Doria à Presidência da República, protocolaram nesta quarta-feira (11), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedido de registro de federação partidária. Esse é o segundo pedido de federação feito ao TSE. O primeiro foi protocolado pelo PT, PCdoB e PV em abril deste ano.

Leia mais: PSDB costura candidatura única ao Planalto com MDB e Cidadania

De acordo com o estatuto apresentado pelos dois partidos, o PSDB e o Cidadania devem escolher seus candidatos em consonância com as “realidades estaduais e municipais”. Em uma federação partidária, os partidos precisam apoiar os mesmos candidatos nos níveis municipal, estadual e nacional. O PSDB e Cidadania prometem, ainda, defender uma reforma eleitoral, o teto dos gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Apesar dessa união, cada partido pode manter sua identidade e direcionamento político. O relator do pedido de federação dos dois partidos será o ministro Ricardo Lewandowski, que deve abrir um prazo para que, dentro de três dias, sejam apresentados fatos ou argumentos que impeçam a federação. A federação entre PSDB e Cidadania será valida nestas eleições se o TSE deferir o pedido até o dia 31 de maio.

Para definir um candidato para disputa presidencial da república nas eleições de outubro, a bancada do PSDB anunciou nesta terça-feira (10), que dará continuidade às negociações com os partidos MDB e Cidadania. A sigla também legitimou o nome do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, para costurar um único nome dentro da aliança com MDB e Cidadania.

“A bancada de deputados federais e senadores do PSDB decidiu, na manhã desta terça-feira, legitimar o presidente nacional do nosso partido, Bruno Araújo, a avançar nas conversas com o MDB e o Cidadania buscando uma candidatura única, posto que, na atual conjuntura, eventuais candidaturas isoladas destes partidos tendem a perder força no cenário nacional.”, publicou o partido.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto