ABN - Agência Brasil de Notícias

MENU
BUSCAR
MENU
BUSCAR

Saúde




Lote

Vacinas contra covid-19 para crianças são distribuídas no interior do Amazonas

Os pais e/ou responsáveis pelas crianças a serem vacinadas devem estar presentes no ato da vacinação

Por Patrícia Rabelo, 17/01/2022 14:26

Foto: Divulgação.

Foram distribuidas as vacinas contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas. Para a capital do estado, Manaus, que iniciou a vacinação  para este público nesta segunda-feira (17), foram encaminhadas 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer contra o novo coronavírus. Para os demais municípios, estão sendo distribuídas 280 doses.

O quantitativo é determinado a partir da quantidade de doses enviada pelo Ministério da Saúde (MS). As doses estão armazenadas em câmara fria na sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) em Manaus.

A vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos funciona por escalonamento a partir de grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/MS). Nesta primeira fase da campanha, as doses estão disponíveis para crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades.

Os pais e/ou responsáveis pelas crianças a serem vacinadas devem estar presentes no ato da vacinação, manifestando concordância com a aplicação da dose. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, conforme a nota informativa, a vacinação deverá ser autorizada mediante termo por escrito.

Outra orientação técnica é que as crianças permaneçam no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos após a aplicação, facilitando que sejam observadas durante esse breve período pela equipe de saúde.

“Todas as orientações técnicas devem ser seguidas fielmente. Pedimos a colaboração dos pais e responsáveis para estar atentos à vacinação, que tem o objetivo de proteger as crianças contra a infecção”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Um dos municípios que retiraram as doses da vacina pediátrica nesta segunda foi Careiro da Várzea. “Estamos na expectativa por essa vacina, principalmente depois desse aumento de casos de Covid-19 em todo o estado. Então, viemos buscar as doses para o município”, disse Silas Costa da Silva, representante municipal da localidade.

Comorbidades 

Conforme a nota informativa, as comorbidades em crianças de 5 a 11 anos consideradas nesta fase da campanha de vacinação contra Covid-19 incluem: doença renal crônica, imunossuprimidos, hemoglobinapatias graves, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, doenças cardiovasculares, hipertensão de difícil controle ou com complicações/lesão de órgão alvo, obesidade, doenças cerebrovasculares, hepatopatias e síndrome de Down.

Escalonamento 

O cronograma segue com indígenas e quilombolas; e crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de apresentar prescrição médica para a vacinação no estado, mas os pais ou responsáveis pela criança devem estar presentes manifestando concordância com a imunização. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

ABN - Agência Brasil de Notícias

© Copyright 2022 ABN - Agência Brasil de Notícias.

Nome completo

E-mail

Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas notícias em seu e-mail em tempo real.

Faça sua busca em nosso banco de notícias

Nome

Aguarde carregando...

Aguarde, carregando o sistema...

0%

Cadastre-se

Nome completo ou nome da empresa

E-mail

CPF ou CNPJ

Telefone fixo

Celular

Senha


Esqueci Minha Senha

Voltar ao login


Formulário de contato

Nome

E-mail

Telefone ou celular

Texto